8 de set. de 2011

Produção de texto: OS TRÊS SAPINHOS





 

 OS TRÊS SAPINHOS

          ERA UMA VEZ TRÊS SAPINHOS QUE VIVIAM NA LAGOA.UM DIA, RESOLVERAM FAZER CASAS PARA MORAR, ENTÃO O SAPINHO MAIS PREGUIÇOSO FEZ UMA CASA DE FOLHAS E O SEGUNDO IRMÃO, QUE ERA MUITO BRINCALHÃO, FEZ UMA CASA DE GALHOS SECOS, O TERCEIRO IRMÃO, PORÉM FOI FAZER UMA CASA DE PEDRAS, ENTÃO OS SAPINHOS SOUBERAM QUE UM TERRÍVEL JACARÉ FUGIU DO ZOOLÓGICO E QUE ELE ESTAVA FAMINTO.
       OS SAPINHOS ASSUSTADOS CORRERAM CADA UM PARA SUA CASA E FECHARAM A PORTA. O JACARÉ FOI ATRÁS E CHEGOU À CASA DO PRIMEIRO SAPINHO E DISSE:
         - ABRA ESSA PORTA, ABRA SE NÃO EU VOU ABRIR A MINHA GRANDE   BOCA E SUA CASA VOU DERRUBAR.
        O SAPINHO NÃO ABRIU A PORTA E O JACARÉ DEU UMA DENTADA NA PORTA DA CASA FEITA DE FOLHAS, A CASA SE DESMANCHOU TODA. O SAPINHO PULOU BEM RAPIDINHO PARA CASA DE SEU IRMÃO, MAS O JACARÉ FOI ATRÁS E DISSE:
         - ABRA ESSA PORTA SE NÃO EU VOU ABRIR A MINHA GRANDE BOCA E SUA CASA VOU DERRUBAR.
        OS SAPINHOS RESPONDERAM.
        - NÃO VAMOS ABRIR ESSA PORTA.
        ENTÃO O JACARÉ ABRIU BEM A BOCA DELE E DEU UMA DENTADA BEM NA CASA FEITA DE GALHOS SECOS E A CASA SE QUEBROU TODA, ESPALHANDO GALHOS PRA TODO LADO. OS SAPINHOS CORRERAM EM DIREÇÃO A CASA DO TERCEIRO IRMÃO E O JACARÉ CORREU ATRÁS E QUASE ALCANÇOU OS SAPINHOS MAS ELES CONSEGUIRAM ENTRAR NA CASA DO IRMÃO BEM NA HORA EM QUE O JACARÉ ABRIU A SUA GRANDE BOCA E TENTOU COMER O SAPINHO QUE ESTAVA ATRÁS, MAS ELE NÃO CONSEGUIU.  
     OS SAPINHOS FECHARAM A PORTA E FICARAM LA DENTRO BEM QUIETINHOS. O JACARÉ BATEU COM FORÇA NA PORTA E FALOU:
        - ABRA ESSA PORTA SE NÃO EU VOU DERRUBAR.
       OS SAPINHOS NEM RESPONDERAM DE TANTO MEDO. O JACARÉ ENTÃO ABRIU BEM A SUA BOCA E DEU UMA TREMENDA DENTADA NA PORTA DE PEDRA E QUEBROU TODOS OS SEUS DENTES, AI ELE COMEÇOU A CHORAR E OS SAPINHOS FICARAM COM DÓ DELE E FORAM AJUDAR A ENCONTRAR UM DENTISTA PARA FAZER UMA DENTADURA. ENTÃO ELES FICARAM AMIGOS PARA SEMPRE.
FIM.








 - TURMA DO 2º ANO C-






Descrição da realização desta atividade:


Esta atividade levou mais de dois bimestres para ficar pronta, passando por varias etapas. Iniciamos pela leitura de fruição, realizada pela professora, de diversas versões da história dos três porquinhos. Em seguida, foram propostas atividades variadas que levasse o aluno a identificar os principais pontos da história, como; personagens, contexto, o vilão na figura de um predador, entre outros. Após, foi proposto que em dupla recontassem a história oralmente, mudando os personagens principais da história (para inspira-los foi levado à sala três sapinhos de pelúcia), porém poderiam optar por outros animais da preferencia da dupla. No momento seguinte a história deveria se transformar em desenho. Chegando então a hora de redigir a história contada, com ela escrita no caderno, os alunos se dirigiram a sala de informática onde a digitaram no editor de texto (muitos alunos nesta hora realizaram correções ortográficas, fosse no momento da leitura de seu próprio texto, fosse pela marcação de erro do editor). De volta a sala cada aluno apresentou a sua história a turma que escolheu, de forma democrática (através do voto), o melhor texto para ser revisto de maneira coletiva. As revisões duraram 5 aulas não consecutivas e como resultado chegou-se ao texto postado.

Profª Karen

5 comentários:

  1. Ai gente que coisa mais lindaaaaaa o Wendelll lendoooo. Me apaixonei!!! Nem parece o danadinho que fica todo dia aqui na Diretoria, rs, rs, rs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns também aos desenhistas. Estão lindos os desenhos!!!

    ResponderExcluir
  3. oi professora tudo bem felis natal patrick 2 ano c

    ResponderExcluir
  4. Os três sapinhos estão muito lindos! Será que teremos futuros desenhistas?

    ResponderExcluir